
Imar Jr.
Relação entre Cultura Organizacional e Qualidade dos Projetos
Cultura organizacional é a personalidade da empresa. Essa é a única definição que iremos usar.
Você já deve ter lido muito sobre o assunto, não é mesmo?
Atualmente, interpretar e utilizar as características comportamentais da organização para atingir maiores objetivos tem sido um desafio para a maioria dos gestores.
Por que a rotatividade só cresce? Como a flexibilidade de horários aumenta o engajamento? O que a máquina de café tem a ver com a produtividade? Essas são algumas das muitas perguntas que pesquisadores do assunto fazem constantemente. Ter essas respostas seria ótimo, não é mesmo?
Infelizmente, nós da IMar Júnior ainda não temos, mas estamos à procura. Na busca por essas respostas, construímos algumas estratégias que têm nos trazido resultados qualitativamente positivos. São medidas simples, mas que acarretam em melhorias no nosso processo seletivo e na qualidade de nossos projetos.
Explicaremos, a seguir, as nossas estratégias, como aprimoramos nossa Cultura Organizacional através do processo seletivo e de que forma isso tem refletido na qualidade da nossa consultoria. Leia até o final. Nós temos uma pergunta importante para te fazer.
Dois pássaros carregando o ninho
Prometo que a metáfora é fácil, você entenderá em breve.
Ambos os pássaros funcionam bem sozinhos, entretanto, funcionam muito melhor juntos.
Antes de apresentarmos o primeiro pássaro, preciso de algumas coisas de você. Abra mão da sua visão de mundo. Esqueça as cores que enxerga, as formas, as texturas, tudo. Ignore os cheiros, os sons e as sensações experimentadas.
Somente após se desarmar de todos os seus pensamentos e ideias pré-moldadas, você conseguirá entender e acompanhar o primeiro pássaro.
Este chama-se diálogo. A essa altura fica claro que cada pássaro é uma estratégia. A estratégia do diálogo, embora seja simples, não é fácil. Nos desarmar do que pensamos e sabemos, não é fácil. Ouvir o outro sem julgar, não é fácil. Imergir na vivência do outro e compreender a visão alheia, adivinha? Também não é fácil.
Enquanto gestores, precisamos ao máximo praticar a famosa escuta ativa. Ouvir com atenção o colaborador, sentir o que ele sente e, quando abrir a boca para falar algo, fazer perguntas. Demonstre interesse pela opinião e vivência dele para com a empresa.
Quem vai te dar as informações mais ricas sobre os aspectos da cultura são eles que vivem dia após dia todas as interações que a organização proporciona.
Aproveite isso, cada frase será de extrema importância para o entendimento do processo todo. Você não vai querer gastar uma fortuna para descobrir algo que está bem debaixo do seu nariz, não é mesmo?
Pratique o diálogo, anote o que você entender e crie planos de ações com base nas informações obtidas. Se os planos forem ruins, ao menos todo o diálogo terá gerado uma grande conexão com sua equipe e ainda terá melhorado o clima na empresa. Tente.
A segunda estratégia ou, se preferir, o segundo pássaro é extremamente fácil. Trata-se do Teste A/B. Já ouviu falar? Teste A/B é uma metodologia para testar o nível de sucesso de dois elementos diferentes que possuem o mesmo objetivo.
Por exemplo: você quer conquistar o modelo de e-mail ideal para atrair clientes. Ao invés de criar um e testar com 1000 pessoas e depois fazer as alterações necessárias, você cria dois modelos e envia cada um para 500 pessoas e mede a taxa de conversão de cada, optando pelo que obtiver mais sucesso.
Funcionará da mesma maneira para aprimorar a Cultura Organizacional. Separe dois grupos e tenha duas ideias, aplique-as por determinado tempo e faça uma análise crítica dos resultados. Com essa técnica, com certeza você conseguirá ótimos resultados para o seu ninho.
Crie testes que aproximem sua empresa (ninho) da sensação de lar e família. Os colaboradores darão mais ideias e se sentirão mais valorizados. Use isso de maneira inteligente e conseguirá impulsionar a produtividade geral.

Processo Seletivo
Um dos momentos mais importantes de qualquer organização é o processo de seleção. Utilizar essa atividade com único intuito de selecionar talentos é desperdiçar a oportunidade.
Por que informar o setor de vendas se a contratação é para o administrativo? O que o almoxarifado tem a ver com a nova vaga do T.I? Estes são questionamentos cujas respostas são simples, mas ainda pouco aproveitadas pelos empreendimentos.
É óbvio e muito bem disseminado pelo mercado que o novo contratado precisa ter o fit cultural da empresa. Possuindo valores e perspectivas muito bem alinhadas para não desmotivar o membro e não trazer problemas futuros para a organização.
Mas isso é o suficiente? Sugiro fazer algo mais. O ser humano quando apresentado para outra pessoa busca sempre passar uma boa imagem. No âmbito profissional, significa mostrar comprometimento, proatividade, respeito e muita produtividade.
Por que não usar isso a seu favor? Prepare seus colaboradores para receber os recém chegados com a melhor imagem possível. Vão dar o melhor deles querendo que os novatos entrem no ritmo.
Você vai ganhar duas vezes: aprimorando a cultura atual e agregando novos talentos para a empresa.
Cultura Organizacional e a Qualidade dos projetos
Trabalhar com consultoria não é fácil, todo projeto é um projeto novo, atendemos sob demanda as necessidades dos nossos clientes. Não podemos oferecer a mesma coisa para todos, certo?
Manter alto nível de qualidade dos serviços somente com processos e estrutura interna certamente não é o suficiente. Precisávamos de mais e o ponto chave é a Cultura Organizacional.
Quando todos os processos e pessoas se interligam tendo como objetivo em comum a excelência, a empresa a terá.
Como fazer esse link geral da organização?
Não é necessário linkar exatamente tudo, mas é vital que tudo tenha como base a excelência. Desde o bom dia do porteiro aos desafios para os participantes do processo seletivo.
Todas as pessoas que interagem com a empresa precisam sentir-se num ambiente de alta qualidade, refletindo na imagem externa e interna da instituição.
Ao chegar nesse momento, uma chave girará automaticamente dentro de cada funcionário e a excelência será alcançada gradativamente.
Todo empreendimento busca oferecer serviços cada vez melhores e a cultura organizacional pode ser uma ponte de extrema relevância.
Nos conte, quando foi a última vez que olhou ativamente para a cultura de sua empresa?