Relação entre Cultura Organizacional e Qualidade dos Projetos

Cultura organizacional é a personalidade da empresa. Essa é a única definição que iremos usar.


Você já deve ter lido muito sobre o assunto, não é mesmo?


Atualmente, interpretar e utilizar as características comportamentais da organização para atingir maiores objetivos tem sido um desafio para a maioria dos gestores.



Por que a rotatividade só cresce? Como a flexibilidade de horários aumenta o engajamento? O que a máquina de café tem a ver com a produtividade? Essas são algumas das muitas perguntas que pesquisadores do assunto fazem constantemente. Ter essas respostas seria ótimo, não é mesmo?

Infelizmente, nós da IMar Júnior ainda não temos, mas estamos à procura. Na busca por essas respostas, construímos algumas estratégias que têm nos trazido resultados qualitativamente positivos. São medidas simples, mas que acarretam em melhorias no nosso processo seletivo e na qualidade de nossos projetos.

Explicaremos, a seguir, as nossas estratégias, como aprimoramos nossa Cultura Organizacional através do processo seletivo e de que forma isso tem refletido na qualidade da nossa consultoria. Leia até o final. Nós temos uma pergunta importante para te fazer.

Dois pássaros carregando o ninho

Prometo que a metáfora é fácil, você entenderá em breve.

Ambos os pássaros funcionam bem sozinhos, entretanto, funcionam muito melhor juntos.

Antes de apresentarmos o primeiro pássaro, preciso de algumas coisas de você. Abra mão da sua visão de mundo. Esqueça as cores que enxerga, as formas, as texturas, tudo. Ignore os cheiros, os sons e as sensações experimentadas.

Somente após se desarmar de todos os seus pensamentos e ideias pré-moldadas, você conseguirá entender e acompanhar o primeiro pássaro.

Este chama-se diálogo. A essa altura fica claro que cada pássaro é uma estratégia. A estratégia do diálogo, embora seja simples, não é fácil. Nos desarmar do que pensamos e sabemos, não é fácil. Ouvir o outro sem julgar, não é fácil. Imergir na vivência do outro e compreender a visão alheia, adivinha? Também não é fácil.

Enquanto gestores, precisamos ao máximo praticar a famosa escuta ativa. Ouvir com atenção o colaborador, sentir o que ele sente e, quando abrir a boca para falar algo, fazer perguntas. Demonstre interesse pela opinião e vivência dele para com a empresa.

Quem vai te dar as informações mais ricas sobre os aspectos da cultura são eles que vivem dia após dia todas as interações que a organização proporciona.

Aproveite isso, cada frase será de extrema importância para o entendimento do processo todo. Você não vai querer gastar uma fortuna para descobrir algo que está bem debaixo do seu nariz, não é mesmo?

Pratique o diálogo, anote o que você entender e crie planos de ações com base nas informações obtidas. Se os planos forem ruins, ao menos todo o diálogo terá gerado uma grande conexão com sua equipe e ainda terá melhorado o clima na empresa. Tente.

A segunda estratégia ou, se preferir, o segundo pássaro é extremamente fácil. Trata-se do Teste A/B. Já ouviu falar? Teste A/B é uma metodologia para testar o nível de sucesso de dois elementos diferentes que possuem o mesmo objetivo.

Por exemplo: você quer conquistar o modelo de e-mail ideal para atrair clientes. Ao invés de criar um e testar com 1000 pessoas e depois fazer as alterações necessárias, você cria dois modelos e envia cada um para 500 pessoas e mede a taxa de conversão de cada, optando pelo que obtiver mais sucesso.

Funcionará da mesma maneira para aprimorar a Cultura Organizacional. Separe dois grupos e tenha duas ideias, aplique-as por determinado tempo e faça uma análise crítica dos resultados. Com essa técnica, com certeza você conseguirá ótimos resultados para o seu ninho.

Crie testes que aproximem sua empresa (ninho) da sensação de lar e família. Os colaboradores darão mais ideias e se sentirão mais valorizados. Use isso de maneira inteligente e conseguirá impulsionar a produtividade geral.


Processo Seletivo

Um dos momentos mais importantes de qualquer organização é o processo de seleção. Utilizar essa atividade com único intuito de selecionar talentos é desperdiçar a oportunidade.

Por que informar o setor de vendas se a contratação é para o administrativo? O que o almoxarifado tem a ver com a nova vaga do T.I? Estes são questionamentos cujas respostas são simples, mas ainda pouco aproveitadas pelos empreendimentos.

É óbvio e muito bem disseminado pelo mercado que o novo contratado precisa ter o fit cultural da empresa. Possuindo valores e perspectivas muito bem alinhadas para não desmotivar o membro e não trazer problemas futuros para a organização.

Mas isso é o suficiente? Sugiro fazer algo mais. O ser humano quando apresentado para outra pessoa busca sempre passar uma boa imagem. No âmbito profissional, significa mostrar comprometimento, proatividade, respeito e muita produtividade.

Por que não usar isso a seu favor? Prepare seus colaboradores para receber os recém chegados com a melhor imagem possível. Vão dar o melhor deles querendo que os novatos entrem no ritmo.

Você vai ganhar duas vezes: aprimorando a cultura atual e agregando novos talentos para a empresa.

Cultura Organizacional e a Qualidade dos projetos

Trabalhar com consultoria não é fácil, todo projeto é um projeto novo, atendemos sob demanda as necessidades dos nossos clientes. Não podemos oferecer a mesma coisa para todos, certo?

Manter alto nível de qualidade dos serviços somente com processos e estrutura interna certamente não é o suficiente. Precisávamos de mais e o ponto chave é a Cultura Organizacional.

Quando todos os processos e pessoas se interligam tendo como objetivo em comum a excelência, a empresa a terá.

Como fazer esse link geral da organização?

Não é necessário linkar exatamente tudo, mas é vital que tudo tenha como base a excelência. Desde o bom dia do porteiro aos desafios para os participantes do processo seletivo.

Todas as pessoas que interagem com a empresa precisam sentir-se num ambiente de alta qualidade, refletindo na imagem externa e interna da instituição.

Ao chegar nesse momento, uma chave girará automaticamente dentro de cada funcionário e a excelência será alcançada gradativamente.

Todo empreendimento busca oferecer serviços cada vez melhores e a cultura organizacional pode ser uma ponte de extrema relevância.

Nos conte, quando foi a última vez que olhou ativamente para a cultura de sua empresa?

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