• Danilo Ribeiro

QUAL A IMPORTÂNCIA DO PGRS NA SUA EMPRESA?

O QUE É PGRS?


O PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) é um documento que faz parte do processo de licenciamento ambiental da empresa, e ele comprova a capacidade de gerir, de forma correta e de acordo com os parâmetros ambientais, todos os resíduos gerados na empresa.



EXIGÊNCIA LEGAL

O PGRS é uma exigência legal, previsto pela Lei 12.305/ 2010 e é obrigatório para determinadas empresas que desenvolvem atividades potencialmente poluidoras.


Trata-se de um documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de cada tipo de resíduos gerado pelo empreendimento, assim como sua destinação correta.


FINALIDADE


O Plano traz recomendações desde a etapa de geração do resíduo, passando pelo seu armazenamento, forma de transporte, seu tratamento e reciclagem, assim como sua destinação e/ou disposição final, sempre mantendo as diretrizes ambientais, tendo por finalidade minimizar e encontrar novos usos para os dejetos.


UTILIDADE


O PGRS tem como principal objetivo a redução de resíduos gerados pelo empreendimento, gerando seu reaproveitamento, transformando-o em matéria-prima e uma fonte de receita extra para a empresa. Sempre visando reduzir grandes poluições ambientais e proporcionar melhorias à saúde pública e meio ambiente, ele é uma ferramenta importantíssima na gestão, organização e redução de custos no seu processo produtivo.



REDUÇÃO DE CUSTOS


A implantação do Plano tem como um dos principais objetivos diagnosticar possíveis pontos de geração excessiva de resíduos, propor medidas de redução e orientar a correta segregação dos mesmos, evitando que os resíduos sejam destinados de forma inadequada o que acarreta diretamente no aumento dos custos de destinação. Além de diagnosticar e criar indicadores de desempenho e desperdício de matéria prima ao longo dos processos industriais, contribuindo na identificação de possíveis falhas no processo de sua empresa.



VISIBILIDADE


A correta gestão dos resíduos sólidos aumenta a credibilidade da empresa perante seus fornecedores e clientes, assim como perante ao órgão fiscalizador, contribuindo desta forma para a agilidade dos processos de renovação da licença ambiental de operação e também reduzindo o risco de multas.



IMPLEMENTE!


PGRS é de suma importância e obrigatório para diversos estabelecimentos, assim, adeque-se às normas e encontre um diferencial competitivo no mercado. Regularize seu estabelecimento com o Plano e evite problemas com a vigilância sanitária.


Ao contratar a IMar Júnior a empresa conta com uma equipe multidisciplinar e um ambiente universitário com pesquisas inovadoras, que atuam sob a orientação de professores qualificados e empresas parceiras, visando proporcionar um serviço personalizado e com as melhores soluções para seu negócio.


Se você se interessou pelo tema, entre em contato conosco para mais informações: empresa.imarjunior@gmail.com


FONTES:


https://noticias.ambientalmercantil.com/3 0/10/2020/qual-a-importancia-daelaboracao-do-pgrs-dentro-de-umaempresa/ https://www.imarjunior.com.br/gerenciam ento-de-residuos


https://www.lmambiente.com.br/5-bonsmotivos-para-sua-empresa-ter-um-pgrs/


https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/p grs-plano-residuos-solidos/

71 visualizações

CONHEÇA

NOSSOS

SERVIÇOS

  • insta
  • facebook
  • linkedin