• Luana Fernandes

Permacultura urbana: você sabe o que é?


Você já ouviu falar em permacultura urbana e sabe como ela é aplicada? Continue lendo para conhecer mais!


O conceito de permacultura surgiu da expressão criada pelos cientistas australianos Bill Mollison e David HolmgrenPermanent agriculture” na década de 70. Ambos estudavam maneiras sustentáveis para a produção de alimentos de modo que a produção e o aproveitamento fossem harmônicos com a natureza. Assim, o principal objetivo era criar sistemas capazes de se manter com seus próprios recursos de forma ecológica.

No Brasil, esse conceito passou a ter mais visibilidade a partir dos anos 90, decorrente da necessidade de pensar em maneiras alternativas e sustentáveis para viver em equilíbrio com o meio ambiente dentro de uma sociedade. Estudos evidenciam cada vez mais que a agricultura moderna ou monocultura não é saudável para a biodiversidade e o funcionamento natural dos ecossistemas porque vêm sobrecarregando-os e limitando seus recursos.


Para compreender melhor a permacultura, é preciso olhar para os três pilares em que é baseada:


1. Cuidar da terra

2. Cuidar das pessoas

3. Repartição justa


“Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.” – Bill Mollison


Para que ela funcione, é importante lembrar que esse termo traz consigo interdisciplinaridade pois abrange diversas esferas; ou seja, é necessário trabalhar com a visão do todo e analisar todas as estruturas da sociedade, como por exemplo desde a ecologia até a arquitetura da cidade.

O que é permacultura urbana?


Dentro do âmbito urbanístico a permacultura traz consigo um significado maior, isso porque ela visa proporcionar uma vida mais sustentável, com propósito e saúde dentro de uma cidade. Para refletir melhor, podemos pensar nos modelos de agricultura usados atualmente pelos países para alcançar as expectativas de crescimento das populações. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a expectativa para 2050 é de que a população humana cresça 35% o que fará com que a produção agrícola tenha que dobrar para conseguir alimentar todas as pessoas e gerará impactos ambientais maiores.

Assim, ela vêm mostrando a busca por alternativas para a produção de alimentos e a sobrevivência dentro da sociedade que gerem cada vez menos impactos à biodiversidade e ao meio ambiente.

Por isso, abaixo a IMar Júnior trouxe 4 dicas que trabalham a educação ambiental, que são simples e podem ser praticadas por você no dia a dia. Vem conferir!

Fonte: Pexels


Como aplicar?


Use uma composteira


Fazer uso de uma composteira doméstica é uma ótima alternativa para a destinação dos seus resíduos orgânicos. Ela é feita de caixas sobrepostas, onde é armazenado o resíduo orgânico que com o tempo é decomposto por organismos vivos como minhocas, transformando-o em adubo. Essa técnica te ajuda a eliminar a matéria orgânica produzida na sua casa e reduzir a quantidade de lixo destinada ao aterro sanitário.


Veja també: Mais motivos para você adquirir uma composteira na sua residência e praticar a destinação dos resíduos de forma mais saudável no meio ambiente.


Use mecanismos para armazenar e reaproveitar água

Pensar em formas e métodos de melhor usar a água é fundamental para a permacultura urbana. A água é um recurso escasso, e pode ser reaproveitada de diversas formas na sua residência. Mas como você pode fazer isso?

Reaproveite a água da chuva, a da máquina de lavar roupa, a do preparo das refeições que é nutritiva para usar em outras refeições também, a do banho enquanto não chega na temperatura ideal, entre outras. Essas são ações que colaboram para evitar o desperdício e ajudam a preservar esse bem essencial.


Fonte: Pixabay



Aproveite os espaços

Saber aproveitar as características de um ambiente em prol de mais eficiência ecológica é uma tática valiosa! Você já reparou que na maioria dos bairros existem locais que podem ser transformados? Sim! Praças, terrenos abandonados, jardins, podem ser transformados em hortas coletivas. Para isso é necessário que você se junte a um grupo e mobilize essa ação.

Apoie agricultores familiares

Apoiar agricultores familiares é também uma ótima opção para estar por dentro da permacultura e colaborar com um consumo mais consciente. Você pode optar por adquirir seus legumes e frutas em feiras de bairro ao invés de supermercados.


O impacto ambiental causado por essa forma de cultivo é menor porque utiliza menos etapa em seu processo de produção, usa menos substâncias tóxicas e emite menos poluição. Além disso, comprando com essas famílias produtoras você contribui com a economia local e paralelamente fortalece a rede de consumo sustentável.


Respeitar os ciclos da natureza de forma interdisciplinar é essencial para que cada vez mais nós consigamos trabalhar com a natureza em prol do todo, e não contra ela. Aderir métodos no seu cotidiano que favoreçam a permacultura urbana dentro da sua cidade é fundamental para que o conceito continue se ampliando para “permanent culture “ (cultura permanente); em que a sustentabilidade ecológica se estende para além da agricultura e envolve outros setores da sociedade como engenharias, sociologia, arquitetura, geografia e outras diversas áreas.


Hoje, com o avanço da tecnologia podemos desenvolver e conectar os conhecimentos para minimizar o impacto que causamos sobre a Terra, e assim, construir uma perspectiva promissora para o futuro do nosso Planeta.


Você pode contribuir com o desenvolvimento sustentável, se unindo a Imar Júnior, e ser um aliado na luta para manter o equilíbrio entre o ser humano e a terra. Agora que você já sabe o que é permacultura urbana adote algumas formas de colocar esse princípio em prática!.


Fonte: Pixabay






Referências:

https://www.juicysantos.com.br/vida-013/vamos-falar-de-permacultura-urbana/

https://blog.brkambiental.com.br/permacultura-urbana/

https://imoveis.estadao.com.br/aquitetura-sustentavel/descubra-o-que-e-permacultura-e-como-ela-pode-ajudar-o-planeta/

https://viverforadosistema.org.br/permacultura-urbana/


22 visualizações

CONHEÇA

NOSSOS

SERVIÇOS

  • insta
  • facebook
  • linkedin