• Luana Fernandes

Formas de tornar suas compras mais sustentáveis.

No cenário global atual, o número de lixos plásticos é enorme, sendo perto de 300 milhões de toneladas encontrado nos oceanos. Segundo pesquisas, a estimativa é de que em 2030 esse número poderá dobrar. Pensando nisso, vamos te ajudar em alternativas para tornar as suas compras mais sustentáveis, visando a diminuição do uso de plásticos na hora da compra.


Como ser sustentável na hora da compra?


Para uma parcela da população, as compras se tornam uma barreira para ter uma vida mais sustentável, porque demandam sacolas e sacos plásticos para guardar seus produtos. Mudar os hábitos de consumo nem sempre é uma tarefa fácil, mas é possível sim adquirir itens ecológicos e usá-los no cotidiano para fazer a diferença na sustentabilidade do planeta. Para repensarmos os hábitos separamos 3 dicas que são aliadas da união entre meio ambiente e economia.


1. Invista nas ecobags


As sacolas retornáveis feitas de 100% algodão biodegradáveis, vêm se tornando cada vez mais uma alternativa para a substituição das sacolas de plásticos oferecidas pelos estabelecimentos. Por ser uma sacola de tecido, pode ser lavada e reutilizada para outras situações. Seu uso confere segurança e resistência porque consegue armazenar mais peso do que as sacolas plásticas normalmente conseguem. E pensando na economia para o seu bolso as ecobags podem te ajudar; ao fazer as contas do quanto é gasto com os plásticos que são pagos nos locais como supermercados, as sacolas ecológicas economizam na conta no final do mês e ainda reduzem consideravelmente o seu uso e descarte.


2. Utilize sacos de pano


Os sacos de pano reutilizáveis são ótimos para guardar e embalar seus alimentos comprados sem precisar utilizar plásticos. Em sua maioria, são fabricados de tecido 100% algodão, mas existe hoje no mercado outras possibilidades biodegradáveis como algodão revestido de óleos, resinas vegetais e ceras.

Estes sacos trazem consigo sua funcionalidade e versatilidade já que podem ser usados em diversos momentos e auxiliam na redução da geração de lixo. São inovadores, levinhos e podem te acompanhar nessa missão das compras.


3. Leve potes de vidro


Sabe os potinhos de vidro de variados tamanhos que você tem guardado na sua casa? Aqueles de molho de tomate, cogumelos, geleia; todos podem ser utilizados para comprar o que você precisar. Lavados e tampados, quando estão dentro da sua bolsa ajudam na hora de comprar itens que são a granel por exemplo. Você leva o seu pote até o estabelecimento e coloca o alimento dentro do pote ao invés de colocar dentro do plástico oferecido. Essa troca é benéfica pois ajuda grandemente a taxa de plásticos utilizados que são posteriormente descartados no meio ambiente e te ajuda na hora de comprar itens como farinhas, grãos, macarrão, ervas, temperos, entre outros.


Mudar hábitos de consumo para hábitos mais sustentáveis e conectados com o meio ambiente, é fundamental para o futuro e sucesso do nosso planeta. Mude seu estilo de vida agora e colha seu fruto lá na frente. E aí, o que vai fazer primeiro para tornar o seu ciclo de vida mais sustentável? A IMar Jr. pode te ajudar nessa missão!.


Fonte: Pexels




Referências:

https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/8_dicas_para_ser_su stentavel_no_supermercado/


https://content.paodeacucar.com/sustentabilidade/compras-de-supermerc ado-sustentaveis


https://envolverde.com.br/dez-dicas-para-ser-sustentavel-no-supermerca do/






20 visualizações

CONHEÇA

NOSSOS

SERVIÇOS

  • insta
  • facebook
  • linkedin