• Gabriela Bartu

Experiência sustentável: Sensação além do paladar

Não é segredo que cultivar a lealdade de seus clientes existentes é lucrativo, já que o custo necessário para recrutar novos clientes é maior do que reter os atuais. Mas como garantir a fidelidade desses clientes? Em 2021, a resposta aponta para a sustentabilidade.


Na última década, ocorreu uma grande demanda por empreendimentos, produtos e serviços que favorecem a natureza. O consumidor se tornou mais crítico e seletivo.


No setor alimentício não é diferente, a ideia de um restaurante que reduz a pegada ambiental e promove a sustentabilidade através de soluções ecoeficientes se tornou uma grande tendência.

Fonte: Pexels


POR QUE A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE ESTÁ RELACIONADA A FIDELIDADE?


Há bons motivos para investir na experiência do cliente durante a compra e consumo, mas o principal é fidelização.


Quando as necessidades do cliente são atendidas gera uma sensação de confiança, bem-estar e agradecimento, consequentemente o cliente volta a comprar com a empresa.


Essa experiência deve ser bem planejada e com o foco nos 5 sentidos – paladar, audição, tato, olfato e visão. Assim é possível criar gatilhos que aguçarão as percepções dos consumidores durante a compra.


O QUE É UM ESTABELECIMENTO SUSTENTÁVEL?


Um estabelecimento sustentável está atrelado a diversas práticas que buscam reduzir o uso de recursos e geração de resíduos, além de obter melhor aproveitamento desses recursos. Estas práticas nada mais são do que elementos da ecoeficiêcia.

Fonte: Wesco


O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) listou os principais elementos da ecoeficiência:

  1. Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços;

  2. Reduzir o consumo de energia com bens e serviços;

  3. Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas;

  4. Reciclagem de materiais;

  5. Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis;

  6. Prolongar a durabilidade dos produtos;

  7. Agregar valor aos bens e serviços.


Com esses elementos é possível identificar quais estabelecimentos realmente são sustentáveis.


QUAIS EXPERIÊNCIAS UM ESTABELECIMENTO SUSTENTÁVEL PODE GERAR NO CLIENTE?


1. Conforto luminoso e térmico:


Integrar a iluminação natural e ventilação natural a um projeto arquitetônico oferece muitos benefícios. A luz natural e o fluxo de calor trazem saúde e conforto ao cliente, boa estética e economia ao estabelecimento.

Fonte: Restaurante MéZ


2. Pertencimento e aconchego:


Utilizar materiais com representatividade do local como decoração do ambiente ajuda a fortalecer o sentido de comunidade, além de proporcionar ao cliente mais uma experiência cultural.

Fonte: Arte e sintonia


3. Conscientização:


Realizar a reciclagem de um material que seria descartado, criando uma nova vida útil a ele, como por exemplo, uma garrafa pet que se torna um vaso, promove a criatividade e conscientização do cliente.

Fonte: Kathy


4. Conhecimento:


Já imaginou se um estabelecimento pudesse ser além de um ambiente de experiências gastronômicas, mas também um ambiente de educação ambiental. Isso é possível através da implementação de composteiras, vermicompostagem e até mesmo o cultivo de hortaliças.

Fonte: Pexels


Por fim, a sustentabilidade oferece diversas oportunidades, uma delas é a possibilidade do estabelecimento gastronômico promover sensações além do paladar.


Se você se interessou pelo tema estabelecimento sustentável entre em contato conosco para mais informações: empresa.imarjunior@gmail.com



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