- Gabriela Bartu
Experiência sustentável: Sensação além do paladar
Não é segredo que cultivar a lealdade de seus clientes existentes é lucrativo, já que o custo necessário para recrutar novos clientes é maior do que reter os atuais. Mas como garantir a fidelidade desses clientes? Em 2021, a resposta aponta para a sustentabilidade.
Na última década, ocorreu uma grande demanda por empreendimentos, produtos e serviços que favorecem a natureza. O consumidor se tornou mais crítico e seletivo.
No setor alimentício não é diferente, a ideia de um restaurante que reduz a pegada ambiental e promove a sustentabilidade através de soluções ecoeficientes se tornou uma grande tendência.

Fonte: Pexels
POR QUE A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE ESTÁ RELACIONADA A FIDELIDADE?
Há bons motivos para investir na experiência do cliente durante a compra e consumo, mas o principal é fidelização.
Quando as necessidades do cliente são atendidas gera uma sensação de confiança, bem-estar e agradecimento, consequentemente o cliente volta a comprar com a empresa.
Essa experiência deve ser bem planejada e com o foco nos 5 sentidos – paladar, audição, tato, olfato e visão. Assim é possível criar gatilhos que aguçarão as percepções dos consumidores durante a compra.
O QUE É UM ESTABELECIMENTO SUSTENTÁVEL?
Um estabelecimento sustentável está atrelado a diversas práticas que buscam reduzir o uso de recursos e geração de resíduos, além de obter melhor aproveitamento desses recursos. Estas práticas nada mais são do que elementos da ecoeficiêcia.

Fonte: Wesco
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) listou os principais elementos da ecoeficiência:
Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços;
Reduzir o consumo de energia com bens e serviços;
Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas;
Reciclagem de materiais;
Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis;
Prolongar a durabilidade dos produtos;
Agregar valor aos bens e serviços.
Com esses elementos é possível identificar quais estabelecimentos realmente são sustentáveis.
QUAIS EXPERIÊNCIAS UM ESTABELECIMENTO SUSTENTÁVEL PODE GERAR NO CLIENTE?
1. Conforto luminoso e térmico:
Integrar a iluminação natural e ventilação natural a um projeto arquitetônico oferece muitos benefícios. A luz natural e o fluxo de calor trazem saúde e conforto ao cliente, boa estética e economia ao estabelecimento.

Fonte: Restaurante MéZ
2. Pertencimento e aconchego:
Utilizar materiais com representatividade do local como decoração do ambiente ajuda a fortalecer o sentido de comunidade, além de proporcionar ao cliente mais uma experiência cultural.

Fonte: Arte e sintonia
3. Conscientização:
Realizar a reciclagem de um material que seria descartado, criando uma nova vida útil a ele, como por exemplo, uma garrafa pet que se torna um vaso, promove a criatividade e conscientização do cliente.

Fonte: Kathy
4. Conhecimento:
Já imaginou se um estabelecimento pudesse ser além de um ambiente de experiências gastronômicas, mas também um ambiente de educação ambiental. Isso é possível através da implementação de composteiras, vermicompostagem e até mesmo o cultivo de hortaliças.

Fonte: Pexels
Por fim, a sustentabilidade oferece diversas oportunidades, uma delas é a possibilidade do estabelecimento gastronômico promover sensações além do paladar.
Se você se interessou pelo tema estabelecimento sustentável entre em contato conosco para mais informações: empresa.imarjunior@gmail.com