
Aline Cruz
ESG: como tornar sua empresa adepta desse conceito
Ultimamente, a sigla ESG tem se tornado cada vez mais popular no mundo dos investimentos e nas empresas. Mas o que isso significa?

Fonte: Anevis
Do inglês, Environmental, Social and Governance refere-se a um índice capaz de medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa, compondo os três pilares do chamado Pacto Global, que fundamenta esse índice.
Assim, ESG pode nos dizer o quanto um negócio busca reduzir seus impactos ambientais, construir um mundo mais justo para as pessoas atingidas direta e indiretamente e aplicar os melhores processos administrativos.
E a sua empresa? Cumpre todos esses critérios?

Fonte: Getty Images
Hoje, apresentar um bom índice ESG pode ser considerado um bom diferencial; no entanto, ao que tudo indica, estamos caminhando para que isso se torne um padrão de exigência.
Não é à toa que o ESG tem sido o grande alvo das discussões no âmbito econômico, influenciado pelas questões relacionadas às mudanças climáticas, bem como às mudanças comportamentais no público consumidor, que se vê mais preocupado com as origens e destinos dos produtos de consumo, políticas de empregabilidade pautadas na diversidade, além de maior transparência em relação à governança das empresas.
Como fazer para melhorar o índice ESG da sua empresa?
Algumas soluções podem ser implementadas ou revistas na sua empresa, com o intuito de otimizar o seu índice ESG e, consequentemente, trazer benefícios mútuos. A IMar Jr. pode ser sua grande aliada no alcance desses objetivos! Aqui estão alguns exemplos de como podemos contribuir:
1. Implantação do Estabelecimento Sustentável
Muitos serviços hoje estão sendo oferecidos no formato delivery devido às restrições impostas pelo combate à pandemia da Covid-19. Isso fez aumentar o consumo de materiais descartáveis, e, consequentemente, aumentar a geração de resíduos. A partir disso, é possível buscar alternativas de substituição de materiais sem comprometer a qualidade e segurança dos serviços prestados, considerando também o melhor custo-benefício.
2. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Além de ser uma exigência legal, é também uma das bases que fundamentam os princípios ambientais do ESG. A busca por tecnologias que permitam a redução, o reaproveitamento, a geração de renda e a correta destinação dos resíduos gerados são fundamentais para o funcionamento de todas as empresas responsáveis e comprometidas com o futuro das próximas gerações.
3. Educação Ambiental

Fonte: Pontos de Vista
Toda mudança exige aprendizado e sua incorporação na rotina dos envolvidos. Para que as propostas de adequação evoluam, é fundamental que todos compreendam o processo e a importância da participação individual em prol do coletivo. A Educação Ambiental deve ser contínua e revista de tempos em tempos, a fim de garantir o sucesso e o estabelecimento das políticas voltadas ao ESG.
Estes são apenas alguns exemplos do que a IMar Jr. pode oferecer para que sua empresa atinja melhores índices ESG e que ela possa continuar crescendo de forma mais adequada às exigências que estão se consolidando. Conte conosco!
Referências:
https://www.anevis-solutions.com/2020/esg-reporting-part-i-basics/
https://blog.nubank.com.br/esg-o-que-e/
https://warren.com.br/blog/esg/amp/
https://www.pactoglobal.org.br/10-principios
https://beegreen.eco.br/impacto-copo-plastico-descartavel/
https://pontosdevista.pt/2019/06/05/metade-dos-consumidores-pagaria-produtos-amigos-do-ambiente/