• Lucas Ozores

5 motivos para você ter uma composteira em casa

Primeiramente gostaria de lhe explicar o que é a compostagem e um pouco da sua história.


A compostagem é o processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica, formando um composto. Os produtos da compostagem são largamente utilizados em jardins, hortas, substratos para plantas e na adubação de solo para produção agrícola, em geral, age como adubo orgânico devolvendo à terra os nutrientes de que necessita, e assim, aumentando sua capacidade de retenção de água, permitindo o controle de erosão e evitando o uso de fertilizantes sintéticos.


Foto: Iusnatura


A compostagem moderna foi espalhado no Ocidente a partir dos estudos do Agrônomo inglês Albert Howard, considerado o pai da agricultura orgânica. No início do século XX, ele investigou as práticas tradicionais na Índia para o enriquecimento natural do solo e então percebeu-se que quando os elementos orgânicos se decompõem juntos, formam um subproduto riquíssimo em nutrientes.


Motivos para ter uma composteira:


1. Diminuímos em 50% o envio de resíduos para o aterro:


De acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, os resíduos orgânicos correspondem a mais de 50% do total de resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil, ou seja, metade dos resíduos gerados numa casa são orgânicos e são enviados – misturado com rejeitos (papel higiênico, etc.) e resíduos recicláveis – para os aterros sanitários. Quando deixamos de enviar resíduos orgânicos para os aterros sanitários, na prática estamos aumentando o seu tempo e diretamente diminuindo o impacto ambiental gerado.


2. Produzimos adubo natural para as plantas: A compostagem nos devolve um adubo riquíssimo que pode ser usado na sua horta e em outros vasos de plantas. Além disso, ao contrário do chorume produzido nos aterros, a composteira produz um biofertilizante que é o excesso de líquido presente nos alimentos (rico em nutrientes e sais minerais) acrescido dos nutrientes presentes no composto. Esse líquido é um excelente adubo natural, de fácil utilização e fácil absorção pelas plantas.

Foto: thinkstockphotos



3. Interação mais harmônica com a natureza: Ter uma composteira em casa, principalmente em um apartamento, em uma área tão urbana como a que vivemos, nos aproxima da natureza. A composteira nos incentiva a estabelecermos um relacionamento ainda mais respeitoso com ela e com todos os seus habitantes!

4. Serve de exemplo para as crianças: Umas das melhores maneiras de mudar esta situação ambiental é cada um fazer a sua parte e educar as crianças e, á partir disso, você consegue mostrar para a nossa próxima geração o quão importante é cuidar do planeta em que vivemos e que nossos recursos são finitos, além de ser um ótimo aliado na formação de caráter dos pequenos.

Foto: canvapro



5. Diminuímos o desperdício de comida: A composteira tem algumas limitações, como o uso de frutas cítricas e alimentos cozidos, por isso, nos ajuda a sermos mais “assertivos” quando o assunto é alimentação. Antes de preparar algo “novo” teremos consciência e iremos dar uma checada para saber se já não há nada pronto, pois não teremos onde descartar depois, evitando assim o desperdício de recursos e nutrientes que a terra já nos deu.

Referência:


https://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/compostagem.pdf

Compostagem Doméstica, Comunitária e Institucional de Resíduos Orgânicos - Ministério do Meio Ambiente

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/189621/1/CPAF-AP-2018-FDR-Compostagem.pdf http://blog.cicloorganico.com.br/compostagem/7-motivos-para-compostar/

“MANUAL DE COMPOSTAGEM DOMÉSTICA COM MINHOCAS”-Composta São Paulo

CONHEÇA

NOSSOS

SERVIÇOS

  • insta
  • facebook
  • linkedin

criado com <3 por KMV

IMAR Jr.

Consultoria & Projetos