• Ketellyn Silveira

5 dicas para diminuir seus gastos com energia elétrica

Durante a quarentena, causado pelo surto do novo Coronavírus (COVID-19), inúmeros estabelecimentos comerciais, educacionais, empresariais, entre outros, passaram a trabalhar na modalidade home office. As pessoas começaram a ficar mais tempo em suas casas, o que acarretou em um aumento drástico no consumo de energia elétrica nas residências dos brasileiros e, consequentemente, no valor da conta de luz.


Pensando em garantir um consumo consciente de nossos recursos naturais e auxiliar as famílias na redução desse gasto mensal, nós da IMar Júnior separamos algumas dicas que o ajudarão a economizar energia elétrica de forma fácil e rápida.



Fonte: https://altavistta.com.br/iluminacao-natural-em-casa



1) Iluminação natural


Um dos métodos mais baratos e fáceis de economizar energia é aproveitar a iluminação natural gerada pelo sol. Sendo assim, durante o dia abra janelas e cortinas, permitindo que a claridade entre nos ambientes, e posicione seus móveis de uma forma que melhore a circulação do ar na sua casa.


Utilize cortinas claras ou translúcidas, que permitem a entrada de luz sem tirar sua privacidade. Mantenha seu local de trabalho, como escritórios e escrivaninhas, próximo a onde tem maior incidência de luz natural. E, se possível, invista em janelas maiores e dê preferência a cores claras quando for pintar sua casa pois refletem melhor a luminosidade.

Outra dica muito importante é colocar seus eletrodomésticos que produzem variação de temperatura, como geladeiras, freezers e ar-condicionados, fora da incidência de luz solar pois o calor força estes equipamentos a trabalharem mais.


2) Uso consciente e responsável


Eletrônicos que produzem variação de temperatura, como ferros de passar roupas e chuveiros elétricos, consomem muita energia elétrica. Sendo recomendado sua utilização de forma consciente e com moderação.


Evite demorar muito tempo no banho e não desperdice água, pois os chuveiros elétricos proporcionam um alto gasto energético, sendo um dos aparelhos que mais consomem dentro de casa. Consequentemente, banhos longos são um dos principais responsáveis pelo elevado consumo de energia e valor da conta de luz. Já para utilizar o ferro de passar, o ideal é acumular uma boa quantidade de roupas para passá-las todas no mesmo momento, assim o aparelho não precisará aquecer até a temperatura desejada todos os dias.


Outra forma de diminuir seu consumo de energia é sempre apagar as luzes e desligar os aparelhos eletrônicos ao sair de um ambiente e quando não houver ninguém utilizando. Coloque seu celular e notebook para carregar somente quando for realmente necessário e desligue o computador quando não for utilizá-lo. E, caso goste de assistir TV antes de dormir, não esqueça de programar seu timer, desligamento automático.


Além disso, se possível, evite tomar banho e utilizar muitos aparelhos eletrônicos durante o horário de pico, das 18h às 21h. Neste período, por estar funcionando ao mesmo tempo as fábricas, iluminação pública, iluminação residencial e vários chuveiros e eletrodomésticos, o país atinge seu auge diário de gasto energético, fazendo com que o consumo de energia elétrica seja mais caro para pessoas que possuem a tarifa branca.



Fonte: https://enfoquevisual.com.br/products/placas-e-etiquetas-apague-as-luzes-ao-sair


3) Dispositivos mais novos e eficientes


Desenvolvidos para aproveitar melhor a energia que recebem da rede elétrica, os aparelhos e dispositivos mais novos consomem menos energia e proporcionam menor custo de funcionamento em relação aos mais antigos.


As lâmpadas LED, por exemplo, além de possuírem uma alta durabilidade, também são capazes de consumir de 60 a 80% menos energia que as lâmpadas fluorecentes e incandescentes, proporcionando maior economia ao compará-las.


Os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos também passaram por muitas mudanças, se tornando mais econômicos ao decorrer do tempo. Nos selos fornecido pelo INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, é possível conferir a eficiência energética de diversos aparelhos em uma escala que varia de E, menos eficiente, até A, mais eficiente. Nesta escala, quanto mais eficiente for seu aparelho menor serão seus gastos de consumo mensal.


Desta forma, a troca de um dispositivo antigo e/ou com problemas pode ser um passo importante na economia de energia da sua casa.


Fonte: http://www.artemp.com.br/entendendo-o-selo-procel-de-energia/

4) Não deixe os aparelhos em Stand-by


A maioria dos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, como televisores e micro-ondas, quando desligados entram em modo stand-by, ou seja, permanecem prontos para uso. Neste modo, apesar dos aparelhos terem a maior parte de suas funções desativadas, continuam gastando energia por poderem ser ligados e utilizados a qualquer momento. Logo, outra simples medida que pode contribuir a economizar mais energia em seu casa é desconectar os aparelhos da tomada quando não estiver utilizando.



Fonte: https://blog.solarprime.com.br/afinal-deixar-aparelhos-na-tomada-gasta-energia-entenda-aqui/

5) Faça manutenção de seus eletrônicos


Aparelhos eletrônicos sem manutenção são menos eficientes e consomem mais energia ao serem utilizados. Ao realizá-lo periodicamente, além de prolongar a vida útil de seu aparelho também contribui para evitar gastos desnecessários.


A higienização e limpeza do filtro do ar-condicionada, por exemplo, são indispensáveis para garantir o melhor desempenho do aparelho. Os filtros quando sujos fazem com que o temporizador seja acionado mais vezes para manter a temperatura do ambiente, sendo recomendado uma limpeza constante dos mesmos.


Já as geladeiras, possuem como elemento básico a borracha de vedação que se encontra no interior da porta. Quando estas estão danificadas ou em mal estado de conservação, o calor consegue entrar no ambiente refrigerado com maior facilidade e isso faz com que a geladeira precise ligar o motor mais vezes para manter a temperatura dentro dela estável.


Outras dicas relacionadas a este eletrodoméstico são evitar abrir a porta da geladeira constantemente sem necessidade, pois ao ser aberta aumenta sua temperatura interna e gera um gasto energético para refrigerá-lo novamente, nunca utilizar sua parte de trás para secar roupas ou sapatos e evite colocar pratos e panelas quentes na geladeira, preferindo deixá-los esfriarem naturalmente do lado de fora e depois guardá-los. Além disso, caso sua geladeira acumule gelo, remova-o sempre que estiver em excesso, pois o gelo é um isolante térmico e seu acúmulo afeta diretamente sua capacidade de refrigeração e aumenta seu consumo de energia.


Fonte: https://www.triider.com.br/blog/conserto-de-eletrodomesticos/


Esperamos que com estas dicas você consiga reduzir seu consumo e economizar energia elétrica no final do mês.


Então, está pronto para implementá-las e poupar seu dinheiro?


REFERÊNCIA:


7 Maneiras fáceis de economizar energia na sua casa”. Poli Júnior, São Paulo, 11 de março de 2020. Disponível em: <https://www.polijunior.com.br/blog/7-maneiras-faceis-de-economizar-energia-na-sua-casa/>. Acesso em: 03 de agosto de 2020.


HELERBROCK, Rafael. "Dicas para economia de energia elétrica". Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/dicas-para-economia-energia-eletrica.htm. Acesso em 03 de agosto de 2020.


MIWA, Jéssica. “7 dicas para economizar energia elétrica em casa durante quarentena”. The Greenest Post, 19 de março de 2020. Disponível em: <https://thegreenestpost.com/como-economizar-energia-em-casa-durante-quarentena/?amp&gclid=Cj0KCQjw6575BRCQARIsAMp-ksNP1UvjuE-_cvJo4DW23GgCrWxG40nNhcOKTH2mo09wkcC9JlAn3ogaAkhWEALw_wcB>. Acesso em: 03 de agosto de 2020.


TEIXEIRA, Silvana. “9 dicas de sucesso para economizar energia na empresa e em casa”. Cursos CPT, Viçosa, Minas Gerais. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/dicas-cursos-cpt/9-dicas-de-sucesso-para-economizar-energia-na-empresa-e-em-casa?gclid=Cj0KCQjw6575BRCQARIsAMp-ksMP2fZPgq1OFSCFiC9RAedUl7DPR0HpCRRlepQf11DFJLHDppiDMhgaAkNuEALw_wcB>. Acesso em: 03 de agosto de 2020.


CONHEÇA

NOSSOS

SERVIÇOS

  • insta
  • facebook
  • linkedin

criado com <3 por KMV

IMAR Jr.

Consultoria & Projetos