• juliaguaresmin

5 ações de sustentabilidade para restaurantes

Segundo pesquisas, durante o cenário de pandemia, houve um aumento de gastos com os principais aplicativos de entregas focados no delivery de comida. No entanto, mesmo com essa ascensão, os restaurantes possuem grandes desafios para se manterem abertos, nesse contexto, adotar estratégias a frente dos concorrentes não é um diferencial, mas uma necessidade.


Como adotar estratégias de forma efetiva para o meu restaurante?


Vamos te ajudar nisso! Mas vale ressaltar: não vamos falar de ações que vão vislumbrar seu restaurante, vamos falar sobre a necessidade de adotar estratégias lucrativas, eficaz e responsável com o meio ambiente e a sociedade.


Figura 1: Imagem que relaciona o crescimento no setor alimentício no ano de 2018. Fonte: https://buyco.com.br/blog/mercado/mercado-de-restaurantes/


As 5 ações para implementar os processos para a sustentabilidade:

1. Planejamento Estratégico

É no planejamento estratégico que você vai definir o caminho que você deve seguir para alcançar o sucesso. É um processo contínuo, que exige estudo e organização, no entanto, com ele você conseguirá ter um direcionamento e controle para maximizar ganhos e superar desafios.

Nesse primeiro passo é importante definir: a missão, a visão e os valores da empresa; avaliação da estrutura do seu negócio, verificando como otimizar processos; e escolher fornecedores e colaboradores que vão de acordo com os princípios de sustentabilidades do seu restaurante.

2. Gestão da Qualidade.


Por definição, a gestão da qualidade se refere a uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. Ou seja, para manter uma gestão efetiva da qualidade no seu restaurante será necessário um monitoramento contínuo do serviço, da limpeza, do atendimento, da preparação do cardápio, entre outras ações.

Fonte: Canva


3. Gestão Financeira

Um outro pilar da sustentabilidade empresarial é a gestão financeira, um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa. Em seu restaurante é importante que seja avaliado, por exemplo, os gastos (investimento inicial, custos e despesas), preço de venda e o retorno do investimento.

Nesse tópico é interessante notar que um bar sustentável, deve ter um investimento inicial maior, mas todo esse investimento será revertido em custos menores na manutenção de equipamentos e no consumo de água e energia do estabelecimento.

4. Encadeamento Produtivo e Gestão de Pessoas

Não se faz sustentabilidade sozinho, por isso para tornar seu restaurante sustentável, será necessário que você se alinhe com todos os seus fornecedores e funcionários, a fim de buscar que todas as etapas do processo sejam sustentáveis.

Um outro ponto importante dentro desse tópico, é ouvir o seu cliente, pois qualidade no atendimento e sustentabilidade caminham juntas e esse pode ser o mais diferencial do seu estabelecimento.

5. Gestão Socioambiental

Prezar por compras de produtores locais auxilia no desenvolvimento socioeconômico da região em que está localizado o seu negócio e reduz os custos, uma vez que há um menor gasto com transporte. Nas compras também é importante manter sempre um bom controle de estoque, comprando apenas o necessário.

Além das compras, é importante avaliar como as ações do seu negócio pode ajudar a comunidade local se desenvolver, considerando o que você pode fazer no seu próprio restaurante e como os seus impactos podem ser reduzidos, como a abertura do espaço para algo voltado à sociedade, um gerenciamento dos resíduos sólidos e o uso eficiente de água e energia.

Por fim, você almeja adotar medidas sustentáveis em seu restaurante ou pretende abrir um restaurante sustentável? A IMar Jr. trabalha com projetos personalizados para restaurantes que desejam se tornarem referência em sustentabilidade, prezando sempre pela redução de custos e otimização de processos. Juntos vamos te ajudar a desenvolver as estratégias certas para a sua empresa.


Referências: [1]https://buyco.com.br/blog/mercado/mercado-de-restaurantes/#:~:text=Com%20expans%C3%A3o%20anual%20em%20torno,aproximadamente%206%20milh%C3%B5es%20de%20empregos. [2]https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/sustentabilidade-empresarial-os-caminhos-percorridos-para-tornar-sua-empresa-ambientalmente-correta

[3] https://exame.com/marketing/consumidor-esta-mais-sustentavel-diz-pesquisa/ [4]http://sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Para%20sua%20empresa/Publica%C3%A7%C3%B5es/Bares_Rests_ONLINE.pdf [5]https://www.consumidormoderno.com.br/2020/07/08/gastos-com-delivery-crescem-mais-de-94-durante-a-pandemia/

[6]https://buyco.com.br/blog/mercado/mercado-de-restaurantes

CONHEÇA

NOSSOS

SERVIÇOS

  • insta
  • facebook
  • linkedin

criado com <3 por KMV

IMAR Jr.

Consultoria & Projetos