PORTFÓLIO

​Avaliação socioambiental e proposição de medidas mitigadoras para a comunidade caiçara da Ilha Diana

O projeto "Avaliação socioambiental e proposição de medidas mitigadoras para a comunidade caiçara da Ilha Diana" teve duração de um ano e consistiu na participação de 3 instituições (Instituto de Pesquisa e tecnologia, IMar Júnior e a IO júnior - USP).

O projeto teve como finalidade estudar as ameaças socioambientais que a população estava exposta, e com base nisso, propor medidas mitigadoras. A metodologia desenvolvida contou com uma abordagem multidisciplinar, a partir da avaliação de parâmetros ambientais em amostras de sedimento (solo e no leito do Rio Diana), água (Rio Diana) e organismos; e parâmetros sociais como Saúde, Educação, Infraestrutura, Econômico-Financeiro, Saneamento, Sensação de Pertencimento, Transporte e Comunicação.

A IMar Júnior participou das etapas de aplicação de questionário socioambiental com a comunidade local e pesquisas dos riscos que a comunidade pode ser exposta por contaminação, sendo responsável pela coleta e análise de água e pela pesca e análise da bioacumulação em peixes e ostras. Além disso, realizou uma aula de educação ambiental, junto as outras 3 instituições com as crianças da comunidade local.

2.png
1.png
Análise de Balneabilidade da Água realizados em São Vicente

Em outubro de 2018 um cliente nos procurou para realização de um Projeto de Análise de Balneabilidade da Água na região de São Vicente.

 

De acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA), a análise de balneabilidade avalia a qualidade dos corpos d'água para a recreação de contato primário, sendo utilizada tanto em praias litorâneas quanto em águas interiores.

 

Na primeira etapa do projeto, foi realizado a coleta de quatro amostras de água no local a ser analisado. Em seguida nossa equipe se dirigiu ao Laboratório da Unifesp - Unidade Maria Máximo localizado em Santos-SP, onde as amostras foram preparadas e deixadas na estufa para, após 15 horas, serem feitas as análises.

 

O projeto contou com a participação de diversos membros da empresa além de contar com o auxílio de Professores da Universidade Federal de São Paulo.

 

Após a conclusão do projeto em São Vicente o cliente nos contatou para realização de mais dois projetos de Análise da Balneabilidade da Água, sendo um na Raia Olímpica da USP e outro no Canal de Bertioga.

Relatoria e mediação em webinários ​

Fomos convidados por um de nossos professores para atuar na mediação e gerenciamento de lives das oficinas de criação do “Plano Nacional para a Década da Ciência Oceânica”.

 

Evento organizado e apoiado pelo MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações), Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, Marinha do Brasil, equipe Maré de Ciência da UNIFESP, Rede ODS Brasil e Fundação Grupo Boticário, tendo como principal objetivo atingir a ODS “Vida na Água” da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Essa iniciativa reuniu todos os setores relacionados ao mar em oficinas subnacionais e nacionais, e buscaram estabelecer “O Oceano que temos”, o “Oceano que precisamos para o futuro que queremos” e “A Ciência que precisamos para o Oceano que queremos”, para traçar metas e planos que proporcionam um oceano limpo, saudável, previsível, sustentável e produtivo, seguro e acessível, conhecido e valorizado por todos.

O_Brasil_na_decada_do_oceano.png

ENDEREÇO:

Rua. Dr. Carvalho de Mendonça,

144 - Vila Belmiro, Santos - SP

11070-102

  • insta
  • facebook
  • linkedin