Case de Sucesso
 

Como a Imar Júnior superou seus desafios durante o período de pandemia e alcançou o alto impacto em 2020

   O ano de 2020 foi marcado por muitas reviravoltas e conquistas para a IMar Jr., passamos por uma fase muito difícil, na qual a empresa se encontrava com inúmeras dívidas e sem mercado para seus serviços, mas graças aos esforços de toda equipe conseguimos mudar o rumo dessa história e fazer deste o ano mais produtivo da empresa.

   Quer descobrir como fizemos isso? Então leia nossa história abaixo.

   Começamos o ano já com grandes dificuldades, estávamos com número reduzido de membros, apenas 9 pessoas distribuídas nas 5 diretorias da 

O_Brasil_na_decada_do_oceano.png

empresa. Além disso, a IMar Jr. no final de 2019 passou por uma mudança de organograma e as funções de duas diretorias foram incorporadas nas demais. Isso gerou uma certa sobrecarga de atividades nos membros, pois além de todas as questões burocráticas também tínhamos que cuidar dos nossos meios de comunicação, ajustar alguns processos internos e nos preparar para o tão esperado Processo Seletivo, que nossa equipe de    Gestão de Pessoas havia trabalhado incansavelmente para estruturá-lo de forma presencial.

   Foi então que nos deparamos com outro desafio, a quarentena! Em março de 2020, a pandemia gerada pelo novo coronavírus paralisou o mundo. Nossas aulas foram interrompidas, as pessoas não podiam mais sair de suas casas e interagir de forma presencial com as outras. Estávamos vivendo um mundo novo, cheio de dúvidas, medos e incertezas. Definitivamente, não estávamos preparados para isso!

 

   Nosso Processo Seletivo, anteriormente estruturado para ocorrer presencialmente, teve que ser reinventado e através de muitos benchs, pesquisas e conversas o mesmo foi alterado para versão online, tendo ao todo mais de um mês de duração. No final do processo nossa empresa estava com 14 novos membros distribuídos nas diretorias de Mercado, Processos, Gestão de Pessoas e Jurídico-financeiro. E, com a equipe completa, estávamos preparados para enfrentar o maior de todos os desafios: “O que vender?”

 

   Todos os nossos serviços foram pensados e estruturados para ser executados de forma presencial, tendo uma baixa no mercado com o início da pandemia. A princípio, tentamos adaptá-los à realidade virtual, mas não tivemos sucesso. Foi então que após uma análise do mercado vimos a oportunidade da estruturação de um novo serviço, o gerenciamento de lives e plataformas online.

 

   Nossa equipe passou a se capacitar nestes meios de comunicação e desenvolver materiais de divulgação, tendo como principal público os professores da rede particular e pública. Com nosso e-book finalizado, decidimos distribuí-lo gratuitamente aos nossos professores da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista com intuito de receber feedbacks do material e de nos aproximar mais dos mesmos.

 

   Passamos a ter um maior contato com nossos docentes, fortalecendo o vínculo entre universidade e empresa júnior. E, através de um destes contatos, surgiu a oportunidade de atuar no maior projeto já realizado pela IMar Júnior. Fomos convidados para atuar na mediação e gerenciamento de lives das oficinas de criação do “Plano Nacional para a Década da Ciência Oceânica”.

 

   Evento organizado e apoiado pelo MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações), Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, Marinha do Brasil, equipe Maré de Ciência da UNIFESP, Rede ODS Brasil e Fundação Grupo Boticário, tendo como principal objetivo atingir a ODS “Vida na Água” da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Essa iniciativa reuniu todos os setores relacionados ao mar em oficinas subnacionais e nacionais, e buscaram estabelecer “O Oceano que temos”, o “Oceano que precisamos para o futuro que queremos” e “A Ciência que precisamos para o Oceano que queremos”, para traçar metas e planos que proporcionam um oceano limpo, saudável, previsível, sustentável e produtivo, seguro e acessível, conhecido e valorizado por todos.    

Unifesp_simples_policromia_RGB.png
logo-maré_edited.png
Design sem nome (1).png
MCTI logo_edited.png
marinha-do-brasil-logo.png
logo-fgb.png
d8839e_2c085138e8e84abd8d7317fff3ca7b94_mv2_edited.png

Devido ao nosso atual estado de isolamento social, tais oficinas foram realizadas virtualmente e a IMar Jr. foi convidada para gerenciar, mediar e relatar o evento em cada uma das regiões de nosso país. Ao todo, foram mais de 5 semanas dedicadas, quase exclusivamente, ao projeto, sendo necessário a atuação de todos os nossos membros para garantir sua execução com qualidade e excelência.

 

   O projeto exigiu bastante de nossos membros mas foi extremamente gratificante, tivemos a oportunidade de conhecer e fazer networking com pessoas de diferentes regiões brasileiras, adquirir muito conhecimento científico durante o processo e aumentar a visibilidade da empresa. Além disso, com a venda deste projeto, nossa gestão quitou todas as dívidas da empresa e foi reconhecida pela primeira vez como uma Empresa Júnior de Impacto pela Brasil Júnior, recebendo este prêmio por atingir com sucesso todas as metas propostas para o ano de 2020 no Movimento Empresa Júnior.

 

   O que esperamos para o ano de 2021?

 

   Nossa empresa é muito nova, mas nossos feitos já são grandiosos! Em menos de um ano de federação conseguimos alcançar todas as metas estipuladas e subir de cluster, métrica utilizada para agrupar as empresas júnior de acordo com seu nível de maturidade e desafios enfrentados. Agora, em 2021, somos cluster 2 e sabemos que as metas e desafios serão maiores, mas juntos estamos prontos para superá-los!

 

#VoaIMarJr